"Deitar cedo e cedo erguer" é uma máxima cada vez mais válida para uma vida saudável, defende investigador, que pretende consciencializar para a importância de dormir mais horas, contrariando uma tendência dos tempos modernos.
«As pessoas, até há pouco tempo, acreditavam que o sono era uma fase inactiva do nosso dia-a-dia, era como desligar um botão, mas agora sabe-se que é um factor essencial para uma vida saudável», afirmou hoje João Carlos Winck, em declarações à Lusa.«O sono é a fábrica da vida». Nele «decorrem várias actividades que nos vão ajudar durante o dia, por isso é tão importante», alertou o especialista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). «O sono não tem sido levado a sério», considera.
«O problema é que a duração média do sono passou nos últimos anos de umas razoáveis nove horas para apenas sete e há muita gente que não dorme mais do que cinco horas por noite», sublinha.
«Dívida de sono»
As consequências desta «dívida de sono» traduzem-se, segundo o responsável, num aumento da probabilidade de sofrer doenças cardíacas, estando também a ser estudada a influência que exerce na gravidez e nas alterações hormonais que podem levar à obesidade.
Um dos problemas que actualmente se colocam, segundo João Carlos Winck, é a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de um diagnóstico precoce. «Ainda não está nos hábitos perguntar ao doente como é que ele dorme», salientou o investigador.
Consequências
Uma das principais perturbações é a apneia do sono, que se caracteriza pelo ressonar intenso, associado a paragens respiratórias e a sonolência excessiva durante o dia.
Para o especialista, «muitos dos acidentes de viação estão relacionados com sonolência, o que pode ter a ver com situações de apneia não diagnosticadas», que também tem riscos cardiovasculares».
O tema será discutido amanhã numa reunião entre especialistas das universidades do Porto e de S. Paulo, Brasil, no âmbito de um protocolo que visa projectos de investigação comuns nesta área. O encontro terá lugar na Aula Magna da FMUP.
Fonte : Ciberia
(podem encontrar outros temas relacionados com o Sono)
Realmente acho que nesse campo tenho sono para dar e vender LOol...
ResponderEliminarñ achas??
Beijinhos *****
Sim concordo :)
ResponderEliminarEu também não tenho problemas com o sono, muitas vezes não tenho tempo para dormir.