14 setembro 2007

Civismo onde estas ?

Num mundo perfeito das palavras e não passa disso. Palavras e mais palavras, e os actos onde ficam. Essas estão na troca de interesses, de favores.

Muita gente fala da falta de civismo e eu também. Civismo procura-se. Sei onde está a falta dele. Nas ruas, nos autocarros onde somos obrigados a ouvir os gritos, o ruído dosphones altíssimos. As mochilas dos estudante que não tiram das costas e que fazem ocupar mais espaço. Os encontrões para entrar no autocarro. Isto tudo aplica-se também noutros locais, como cinema, nas escolas, no trabalho, e etc etc.

Afinal o que é o civismo ?

O termo
civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos o seus membros

Era bonito se fosse assim. Tudo depende de cada um e para cada um. Nota-se que há um civismo mesmo hipócrita nos casos de gostar mais ou simpatizar mais com uma determinada pessoa.

O civismo depende de vários factores, como por exemplo a beleza, o racismo, o estatuto social (não quero dizer que os ricos são mais cívicos, pelo contrario, são bem arrogantes. sem gerenalizar), da educação (que não é desculpa).

Para mim a palavra civismo, foi inventada pelo homem para criar regras entre os humanos ou se justificar ou crer que é um ser racional. Podem inventar palavras e mais palavras e nunca vamos deixar de ser um animal, que por muitas vezes irracional.

Fiquem bem

6 comentários:

  1. Nossa, meu amigo!
    Aqui no Brasil esta palavra vai ser abolida!
    Ainda mais depois que absolveram o Renan Calheiros.
    É uma tristeza o sentimento que nos invade quando pensamos em civismo e isso por si só já é triste o suficiente.
    Nossa geração escolhe muito mal seus governantes. É lamentável.
    Sou de um tempo em que se cantava o Hino Nacional e hasteava-se a Bandeira Nacional para entrar para a sala de aula.
    Um abraço, meu caro.

    ResponderEliminar
  2. O que é isso ??
    um bicho de 7 cabeças ??
    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. Oi! Sou de Cabo Verde e tenho 12 anos. Aqui, o civismo vai de mal a pior. As pessoas estão cada vez mais mal-educadas, principalmente os jovens que se tornam malcriados. Eu vou fazer um jornal de parede sobre isso. E também queria falar com a minha professora para ver se todas as turmas pudessem fazer isso e fazer um cartaz da escola inteira. Nós vamos fazer com que o civismo seja praticado na minha escola. Com a ajuda de todos...

    ResponderEliminar
  4. o civismo e uma.....
    se tens civismo porta te bem lol.....

    ResponderEliminar
  5. PELO MENOS HA UM SITIO ONDE AINDA SE FALA DO CIVISMO NAS ESCOLAS, FALA-SE MAS NAO SE VE MUITOS ACTOS!!
    MAS PARA HAVER CIVISMO E PRECISO HAVER BOM SENSO E ISSO JA NAO VEJO HA MUITO TEMPO.
    P.S.:SOU DE PORTUGAL E TENHO 12 ANOS!!!

    ResponderEliminar

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!

Últimos Comentários