03 setembro 2007

Energia do mar explorada em Portugal




O primeiro parque de ondas do Mundo com vista à produção de energia é inaugurado a 28 de Setembro ao largo da praia da Aguçadoura, a 15 quilómetros a norte da Póvoa de Varzim. Trata-se de uma tecnologia escocesa, que pode transformar Portugal num dos líderes mundiais neste tipo de aproveitamento energético.

COMO FUNCIONA A ENERGIA QUE É RETIRADA DAS MARÉS

Cada máquina Pelamis mede 140 metros de comprimento por 3,5 metros de diâmetro. Pesam 700 toneladas e ficam distanciadas 225 metros umas das outras. Assemelham-se, em termos de design, a cinco carruagens de comboio de alta velocidade, mas sem janelas, flutuando um metro acima do nível da água. O sistema de amarração é composto por uma combinação de flutuadores e pesos que impede os cabos de ficaram completamente sob tensão. Mantém o equipamento em posição mas confere-lhe liberdade suficiente para oscilar de acordo com as ondas incidentes. As secções cilíndricas estão unidas por juntas articuladas onde se encontra um módulo de conversão de energia. Cada junção dos tubos contém um sistema hidráulico. À medida que as ondas passam pelos tubos, estes mexem-se num movimento parecido com o das serpentes (daí as máquinas serem baptizadas de Pelamis, o que significa cobra marinha em grego). A oscilação nas articulações permite accionar geradores de electricidade. Os movimentos induzidos pelas ondas são absorvidos por cilindros hidráulicos, que pressurizam óleo. Acumuladores suavizam o circuito até ao accionamento dos geradores eléctricos que produzem electricidade. A energia obtida desta forma em cada uma das juntas é posteriormente encaminhada para terra, através de um cabo submarino, para uma subestação de interligação com a rede eléctrica.


Fonte:Correio da Manhã


2 comentários:

  1. Sem dúvida uma bela postagem!
    Gostaria de tê-lo postado.
    Vou postar em breve algo muito inusitado sobre fonte alternativa de energia, que já pesquisei. Certamente venho aqui te avisar quando postar.
    José, meu amigo: seu blog está muito bom e interessante. Foi um prazer visitá-lo.
    Fique à vontade em me visitar e comente se achar que vale a pena. Me lembro dos seus comentários anteriores os apreciei.
    Seja sempre bem vindo.
    Parabéns pelo seu blog.
    Grande abraço e bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. obrigado.

    Eu também gosto de visitar o seu blog . muitas vezes não comento não é por não achar a pena, muitas vezes não estou inspirado ou não estou muito dentro de certos assuntos abordados. Mas aprendo muito e traz por vezes curiosidade em saber mais.

    Abraço

    ResponderEliminar

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!

Últimos Comentários