08 agosto 2007

Livros Escolares Usados


Foto: Manuel Azevedo


No Meu tempo de Escola na primaria, os livros davam de irmãos para irmãos. Davam para vários anos. Já no preparatório isto não acontecia, os professores la por se acharem mais avançado que os da primaria exigiam livros recentes e caso não comprasse teriam falta de material. Muitas famílias faziam grande esforço para ter seus filhos a estudar. Por milagre aparecia algum professor que trabalhava com os livros mais antigos com um ano ou dois. E perguntavam se tínhamos alguém que podiam emprestar-nos o livro. E outros ainda deixavam usar fotocópias .

Recentemente li uma noticia no Jornal de Noticias mencionando que um jovem "recicla" livros.
Um excerto da notícia :

"É possível comprar livros escolares 75% mais baratos. Mas, desengane-se, não se trata aqui de nenhuma iniciativa governamental, nem tão pouco de um qualquer acto promocional das editoras. A acção surgiu pela determinação de um jovem de 16 anos, de Santa Maria da Feira, cansado de gastar dinheiro. Patric Figueiredo não gostou de ver a mãe desembolsar centenas de euros na compra dos manuais escolares. E decidiu recolher livros usados para posterior revenda. Hoje, garante que o projecto pode ser implementado à escala nacional se houver vontade para não "alinhar" no que designa de "fortes lóbis das editoras". Com uma mais-valia quem disponibiliza os manuais usados é ressarcido de parte do seu valor. "texto de Salomão Rodrigues : cont...


Espero que os professores se lembrem do esforço dos seus pais para os manter a estudar e que aceitem bem esta ideia deste jovem. E as editoras vão gostar ?

Aqui fica o sitio onde podes procurar os livros. Exacto.com.pt

1 comentário:

  1. José:

    Parabéns!
    Este assunto é importantíssimo.
    Muitas famílias seriam beneficiadas
    se houvesse mais apoio a este projeto.

    Você como sempre demonstrando
    a sua solidariedade e generosidade
    para com aqueles que precisam...
    Um abraço carinhoso.

    ResponderEliminar

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!

Últimos Comentários