06 agosto 2007

Território alargado em 2215 hectares no fundo do mar




"O território português foi alargado em 2215 hectares, qualquer coisa como metade da cidade do Porto ou 4 mil campos de futebol. Desta vez, a conquista foi feita debaixo do mar. O novo pedaço de chão português foi baptizado com o nome de «rainbow» e foi reconhecido internacionalmente como parte da plataforma continental portuguesa. Portugal é assim o primeiro País a ter jurisdição sobre área para lá das 200 milhas náuticas.

O «rainbow» é um pequeno território subaquático, a 2300 metros de profundidade, algures a sudoeste do arquipélago dos Açores. O novo território pode ser um manancial de recursos úteis à Medicina e à Indústria. Sobretudo por causa das fontes hidrotermais das profundezas oceânicas.

Ao abrigo da convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, Portugal vê agora formalmente reconhecido o aumento do território sob jurisdição nacional.

Na União Europeia, Portugal já tem a maior zona económica exclusiva. Mas Portugal pode vir a aumentar o território subaquático em igual dimensão à placa continental. E é justamente esse o desafio que ocupa uma equipa de cientistas que tentam até Maio de 2009 determinar a extensão da plataforma.

Nessa altura, Portugal poderá fixar as novas fronteiras do País caso o processo mereça uma recomendação favorável da Comissão de Limites da Plataforma Continental. Por mares já sobejamente navegados, Portugal volta a ser pioneiro na conquista, mas desta vez em territórios mais profundos."

Fonte : TVI (Televisão Independente)

2 comentários:

  1. Interessantíssimo!
    Só espero que a vossa plataforma continental não chegue até o Brasil, como já foi outrora...
    Da maneira como está, acho que está bom: povos amigos mas independentes.
    Mas se quiserem mesmo alguma coisa de volta, temos uma leva de POLÍTICOS para exportar, apesar de que gostaria de mandá-los para um lugar bem mais longe do que Portugal.
    Hahahaah!
    Um abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
  2. Possas ja chega o que temos aqui Oscar LOol...

    ResponderEliminar

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!

Últimos Comentários